Edição 2013

A primeira edição do Workshop de Produção Independente de TV foi realizada entre os dias 21 de outubro e 16 de novembro 2013. Promovido pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), com o apoio e patrocínio da RioFilme, empresa pública de investimento em audiovisual, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro o workshop foi destinado a pequenos e médios produtores da cidade do Rio de Janeiro. A ação visou atender à demanda que surgiam com as oportunidades criadas pela Copa do Mundo e as Olimpíadas, bem como pela Lei 12.485/2011 - que previa o direcionamento de cerca de R$ 800 milhões para o setor. A preparação dos produtores do Rio de Janeiro para que atuassem neste novo mercado foi urgente e fundamental, uma vez que a qualificação constitui-se uma etapa chave para o desenvolvimento da indústria audiovisual.

Entre os focos de capacitação, o objetivo principal foi promover o treinamento abordando as demandas e perspectivas do setor de TV, a excelência na formatação de projetos e os processos de negociação com canais e players deste setor.

A edição 2013 do Workshop de Produção Independente de TV contou com os seguintes instrutores: Andre Breitman / 2DLAB (Modelos de Negócio), Leonardo Dourado / Telenews (Cadeias Produtivas), Luis Antonio Silveira / Cine Group (Adequação de Projetos), Marcial Renato de Campos / Ancine (Mecanismos de Financiamento), Rachel Leiko (Formatação de Projetos) e Victor Lopes (Técnicas de Pitching).

O workshop reuniu 101 alunos (representantes de pequenas, médias e grandes empresas) que ao final do evento apresentaram 60 projetos para a prática de pitching. Participaram do Pitching executivos dos canais Viacom, TV Cultura, Canal Brasil, Curta!, CinebrasilTV e A&E. Produção da Dafina, associada BRAVI, a série “302” foi um dos 16 projetos finalistas do pitching do I Workshop de Produção Independente do Mercado de TV. Lançada em setembro de 2014 no Canal Brasil, a série mostra mulheres comuns, sem retoques, produção ou cachê, posando nuas para as lentes do fotógrafo Jorge Bispo, ao mesmo tempo em que são filmadas pelas câmeras do Canal Brasil.

Números:

  • 101 participantes (de pequenas, médias e grandes produtoras)
  • Carga horária: 24h
  • 60 projetos inscritos para Pitching
  • 16 projetos selecionados

 

Veja o vídeo aqui

NAVEGUE NO SITE DO WORKSHOP