Disciplinas

PROGRAMA - MÓDULO I (Básico)

 

1 - MAPEAMENTO DE MERCADO AUDIOVISUAL

Quem são os novos ‘players’ do mercado audiovisual brasileiro; quais são e como operam os novos canais criados após a sanção da Lei 12.485/2011: os independentes, os super- brasileiros e de espaço qualificado; quais os modelos de funcionamento dos canais abertos e por assinatura; qual o papel do distribuidor nesse novo mercado.

 

2 - FORMATAÇÃO DE PROJETOS

Como transformar uma ideia em um projeto, adequando-o às exigências e oportunidades que o mercado oferece; diferenças entre projetos para a TV, web, cinema; diferentes gêneros pedem diferentes detalhamentos; cuidados jurídicos; como planejar as diferentes etapas de execução e desembolso do projeto; estudos de casos.

 

3 - TÉCNICAS E PRÁTICAS DE PITCHING

Treinamento de técnicas de apresentação, com base nas práticas do mercado nacional e internacional; como controlar o tempo; como vender uma ideia em poucos minutos; os elementos chave de uma boa apresentação.

 

4 - LEGISLAÇÃO

Que mudanças ocorridas na legislação do setor audiovisual brasileiro impactaram o mercado nos últimos anos; alcance e fundamentos da Lei 12.485/2011; outras leis e portarias que merecem atenção.

 

5 - MECANISMOS DE FINANCIAMENTO E CAPTAÇÃO

Panorama geral das oportunidades e regras para captação de recursos públicos e privados no Brasil; os novos mecanismos de financiamento; os principais programas de fomento do setor: as linhas de financiamento da RioFilme, o Fundo Setorial do Audiovisual, as leis de incentivo e os editais; como realizar prospecções e compor receitas de fontes diferentes.

 

6 - GESTÃO FINANCEIRA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Como transformar um produtor em gestor de seus projetos;  o que caracteriza uma boa gestão: coerência, transparência e legalidade; os aspectos físico-financeiros, as limitações, os erros mais comuns; quais os principais gargalos para uma prestação de contas eficiente; ferramentas úteis e dicas práticas, com análise de formulários e relatórios.

 

7 - TRANSMÍDIA E GAMIFICAÇÃO

Como as novas tecnologias aplicadas à indústria estão modificando a maneira de pensar, produzir e exibir audiovisual no Brasil e no mundo; o que muda na cadeia produtiva: redução de custos, novos modelos de distribuição, mais telas para exibição.

 

 

PROGRAMA - MÓDULO II (Avançado)

 

1 - ARQUITETURA FINANCEIRA DO PROJETO

Como construir um plano de negócios;  as modalidades de captação de recursos públicos e privados; como compor o orçamento com diferentes fontes de financiamento:  leis de incentivo fiscal, doação, verba direta. 

 

2 - A INDÚSTRIA AUDIOVISUAL: CENÁRIO E PERSPECTIVAS 

Processo histórico e político da formação da indústria audiovisual no Brasil; o que faz da indústria uma indústria de fato?; pólo produtor x distribuição x parque exibidor; visão geral da indústria audiovisual ontem e hoje, com foco em e oportunidades para o setor; e panorama de investimento da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro 


3 - INVESTIR EM AUDIOVISUAL: UM BOM NEGÓCIO  

Conceitos de investimento privado no capital de empresas e fundos de capital empreendedor (Venture Capital). Apresentação e defesa de empreendimentos da cadeia do audiovisual e conteúdo para investidores.

 

4 - TÉCNICAS E PRÁTICAS DE PITCHING

Treinamento de técnicas de apresentação, com base nas práticas do mercado nacional e internacional; como controlar o tempo; como vender uma ideia em poucos minutos; os elementos chave de uma boa apresentação.

 

5 - COMERCIALIZAÇÃO: CANAIS x INDEPENDENTES

Como montar um plano de negócios; identificando os canais-alvo; quem procurar primeiro; levantando o perfil dos canais e programadoras; adequando o modelo de negócio a cada projeto e às exigências de contratação de cada canal. Case de canal 1.

 

6 - LICENCIAMENTO DE MARCAS

Propriedade intelectual: direito autoral e de propriedade industrial, outros direitos e titularidade, plano de negócios e licenciamento de produtos. Destaque para case brasileiro de licenciamento de produtos no mercado internacional. 

 

7 - NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS PARA WEB  (em breve)

 

8 - LICENCIAMENTO DE FORMATOS

Um mercado em expansão; vantagens e desvantagens do licenciamento de formatos;  natureza do mercado brasileiro e internacional, diferenças e similaridades; como criar e desenvolver um formato com vistas ao mercado nacional e internacional; planos de negócios.


9 - NOVOS MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO ON DEMAND 

Mudanças na forma de produzir, comercializar e exibir; as novas tecnologias aplicadas ao setor; novos modelos de distribuição e comercialização; conteúdo transmídia e multiplataforma; segundas e terceiras telas; e o papel do Agregador.

 

10 - COPRODUÇÃO INTERNACIONAL

Mapeando o mercado de coprodução internacional: como funciona, por que fazer, como identificar os players certos para você, onde procurar; legislação brasileira, acordos de cooperação e coprodução internacionais; fontes de financiamento nacionais para a coprodução; mercados-alvo e potenciais parceiros; estudos de caso: coproduções realizadas, perfil dos canais internacionais, atuação de produtores e commissioning editors .


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